Os clubes de São Paulo, principal estado em formação e em número de atletas na seleção de base e na principal, enviaram 35 atletas entre 8 e 11 anos para a Seletiva de Detecção de Talentos, que aconteceu no Centro Nacional de Treinamento da CBTM nos dias 14 e 15 desse mês.
Segundo o coordenador do Projeto Nacional de Detecção de Talentos, Nelson Machado, as crianças precisam ter o suporte e apoio de seus treinadores. São eles que passam a maior parte do tempo nos treinamentos diários em seus clubes. --- Precisamos trocar informações e experiências e nesta detecção apareceram apenas os treinadores de Marília, Presidente Prudente, Itaim Keiko, Jundiaí, Kenzen, CTA. Precisamos seguir o exemplo do nosso vôlei brasileiro e unir forças entre os treinadores e trabalharmos juntos para fazermos um sistema nacional de base forte, só assim teremos em nossas seleções adultas atletas Top 10 ou Top 20 --- explicou Nelson.
No Paraná estiveram presentes os treinadores dos sete clubes participantes e até com alguns auxiliares técnicos. Todos (treinadores, pais, clubes) entenderam o projeto apresentado pela CBTM e abraçaram a causa, segundo Nelson Machado.
Os atletas fizeram seis avaliações técnicas utilizando golpes de forehand (direita) e backhand (esquerda), com lançamentos de bolas com duração de 30 segundos, com efeitos por cima e depois por baixo, com intensidade de 60 batidas por minutos (efeito por cima) e intensidade de 55 bolas (efeito por baixo) e com força enviada pelos treinadores nos lançamentos de bolas moderada.
As quatro avaliações físicas foram feitas com ênfases para velocidade, deslocamentos laterais e corridas de trás para frente, visando os deslocamentos utilizados no Tênis de Mesa.
Os Coordenadores de Detecção de Talentos Estaduais enviaram para o Coordenador Nacional a relação oficial dos atletas que virão participar da Seletiva Nacional de Detecção de Talentos em São Paulo que será realizada de 9 a 14 de Julho no CT Nacional da CBTM.