No quarto dia da Detecção de Talentos da França em Fontaine, responsável por direto mais de 200 medalhas em competições européias de menores e principal, o Expert Viorel Filimon falou para os treinadores franceses responsáveis pelas crianças e também para o coordenador da CBTM sobre como é feita a detecção de talentos na Romênia, que antes de fazer este trabalho de buscar talentos o Tênis de Mesa era o décimo esporte e hoje é o quarto em importância popular devido a popularização e os bons resultados.
A detecção é feita em escolas esportivas. Basicamente buscam nas crianças habilidades motoras, concentração, velocidade, equilíbrio, jogos, etc. Também são utilizados exercícios e testes no Tênis de Mesa como rotação da bola, equilíbrio, etc. Mas considera o mais importante a combatividade do aluno e a concentração, pois considera que as outras qualidades são possíveis trabalhar e aperfeiçoá-las. O que se destacam são selecionados para o centro olímpico em média de 4 a 6 alunos por escola. Depois treinam muito multi-bolas, pois facilita na a evolução mais rapidamente da criança. Faz a primeira detecção em outubro a se necessário a segunda em fevereiro ou março.
Vejam alguns nomes que resultaram da detecção de talentos da Romênia, sob a coordenação de Filimon. Com muitos jogadores talentosos que obteve excelentes resultados ao longo dos anos a nível europeu e mundial. A lista que começa por Lydia Ilie, Ligia Lupu em 70, então ele continuou com Olga Nemes, Badescu Otilia, CIOSU Emilia, LOHR Kinga, Nastase Adrian, Nicolae Laura, Cojocaru Geta, Gogoritas Ana, MANAC Antonela, ENCE Mihaela, Steff Mihaela, Lulia Necula, Chirametli ALEXANDRA, Daniela DODEAN, Elizabeta Samara, Irina Hoza, Ioana Ghem, Anamaria Sebe, Cristina Hirici e Bernadette Szocs que temos agora e Irina Ciobanu.
"Todo o talento e os resultados não foram aleatoriamente eram uma continuação da tradição do Tênis de Mesa da Romênia, a tradição que formou ROZEANU Angélica, Maria Alexandru, Geta Pitic, ZELLER Ella e Carmen Crisan. Os treinadores da Romênia trabalham a cada geração para melhorar e refinar as técnicas, aplicar o que era novo no treinamento de tênis de mesa e encontrar novas maneiras adequadas para o talento e as habilidades de cada atleta. Todos estes atletas de alto nível baseada no desenvolvimento foi seleção especial, grande quantidade de tempo e energia que consome e muito sacrifícios”.- Finaliza o mestre.
Vejam o album de fotos: